HEPATITE B INFANTIL
É uma vacina obrigatória e que faz parte do calendário nacional de vacinação. Consulte nosso guia de perguntas mais frequentes e agende a sua imunização.
Perguntas e Respostas Sobre a Vacina Contra a Hepatite B Infantil
Como a hepatite B se desenvolve?
As formas de contágio de hepatite B em crianças são através do parto, onde o bebê entra em contato com o sangue infectado da mãe e através do sangue de alguma pessoa contaminada, como em transfusões.
Quando aplicar a primeira dose?
A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. É aplicada via muscular em crianças pequenas. Desde meados de 2012 essa vacina faz parte da vacina Pentavalente oferecida pelo Ministério da Saúde, por isso as doses subsequentes (2ª, 3ª e 4ª doses) virão na forma de vacina Pentavalente conforme Calendário Básico de Vacinação da Criança.
Quais são os sintomas da hepatite B?
Os sintomas mais comuns são iguais aos de uma gripe. Também pode ocorrer cansaço, febre discreta, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos, perda de apetite, dor abdominal e diarreia. Algumas pessoas desenvolvem icterícia (olhos e pele amarelados), urina escura e coceira na pele.